sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Avaliação própria - Corpo físico versus espírito

Na adolescência manifesta-se um fenômeno interessante no ser humano. Sendo, além de outras coisas, a fase de crescimento por excelência, o ser se olha no espelho e se vê grande, forte, pujante. Seus hormônios e um cérebro que ainda não se libertou completamente da fantasia pelo desligamento mais radical das conexões entre os dois hemisférios cerebrais o convencem de que ele é invencível. O medo ainda não foi fortalecido pelas várias experiências da maturidade. E o ser masculino, principalmente, quando influenciado acima de um nível por estas constatações, procura a superação sobre os demais machos de sua espécie.

E da necessidade de afirmação como macho, e nesta mistura de realidade e fantasia, ele pode procurar academias de artes marciais e fisiculturismo. Se o exercício surtir o efeito certo sobre sua mente, ele poderá ver que tal lhe traz saúde, bem-estar e amizades. Mas se seu objetivo permanecer no nível de afirmação e de superação sobre os machos, ele vai procurar confusão.

Por este contexto de coisas, o espírito do jovem deve ser preparado desde tenra idade, de que educação é mais importante, de que o corpo crescendo é um sinal da natureza de que a mente deve se preparar para que ele seja um adulto, de que não existem mais guerreiros da guerra, mas guerreiros da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário